Seguidores

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

terça-feira, 27 de março de 2012

Tutorial Tilda Costureira (Varideer)

Oi, amigas!
Como prometi pra vcs, aqui está o tutorial da Tilda Costureira.
Desculpem algumas fotos tremidas.
Ele ficou longo, mas assim facilita quem é iniciante.

Vc vai precisar de:
Tecido de algodão para a pele (eu usei algodão cru tingido com chá preto);
Tecido de algodão estampado para o vestido, asas, tecido da máquina e calcinha (sim ela terá calcinha rsrs, a original não tem);
Fibra para encher corpo e asas;
Lã para o cabelo;
Linha de costura;
Palito de churrasco;
Mini carretel (opcional);
Tinta preta ou caneta permanente;
Blush;
Lápis 6b.


 Primeiro passo: Passe os moldes para o tecido de algodão dobrado.


Costure ao redor em cima dos riscos.


Recorte  deixando uma margem de 5 mm.


Faça pequenos piques com a tesoura nas áreas curvas.



Desvire e passe com ferro, já colocando a margem para dentro e vincando.

 Encha com a fibra e costure.
Obs.: nas pernas encher somente até a altura dos joelhos, passar uma costura e terminar de encher.
Não encher muito, pois ela tem que sentar.

 Para o vestido vc vai cortar um pedaço de 66 x 30 cm mais margem de costura para a saia; um pedaço de 10 x 20 mais margem de costura para as alças; e um pedaço de 30 x 6 sem margem para a faixa da cintura. (Obs. pode deixar a faixa um pouco mais longa se quiser).
Para a alça do vestido, costurar, desvirar e vincar com ferro deixando a costura no centro.
Para a saia, fazer a bainha na parte de baixo e na parte superior dobrar e vincar com ferro.
Dobrar o tecido ao meio, vai ficar 33 x 30 e passar uma costura.
Franzir no meio a alça.

Colocar a alça ao redor do pescoço e prender com alguns pontos na cintura.
Franzir a saia com pontos de alinhavo ou na máquina, colocar na cintura e também prender costurando.

Para a faixa da cintura vincar a pontinha, depois dobrar como se fosse um viés e colocar fita dupla face, unindo a faixa ao meio.

Amarrar na cintura com um nó na parte de trás prendendo com pequenos pontos.


Para o cabelo, colocar alfinetes conforme a foto e enrolar a lã de um lado a outro.


Costurar a lã no cabelo começando por baixo até em cima.


Prender a lã também nas laterais.
Para os mini coques enrolar a lã ao palito umas 10 vezes e prender formando o coque.
Fazer 3 em um lado e um do outro lado.


Enrolar linha vermelha no carretel e colar com cola quente.
Pode enfeitar com uma flor também.
Colocar 2 alfinetes para marcar os olhos. 
Eles devem ficar próximos e centralizados. Mais ou menos 1 cm entre os olhos no máximo.
Pintar com tinta preta ou com caneta permanente.
Passar blush nas bochechas.
 

Para as asas passar o risco para um tecido dobrado (direito com direito), costurar, desvirar, passar, encher, fechar e prender nas costas com pontos invisíveis. (Eu coloco um pouco de cola quente para firmar).




Pelo que eu sei a original não tem calças ou calcinha, mas se o vestido é inspirado na Marylin Monroe ele pode levantar com um ventinho e ela tem que estar preparada né?
Então fiz uma calcinha para ela.
Vc vai cortar 2 retângulos de 24,5 x 13,5 cm.
Junte direito com direito e costure em dos lados.
 

Faça a bainha em cima e em baixo e coloque uma renda.
Costura a outra lateral agora.
Para a abertura das pernas marque o centro  e depois faça um risco de 3 cm (lápis), risque ao redor conforme foto (risco em azul).
Costure sobre esse risco (azul).




Corte no centro conforme foto e desvire.




Franza na cintura  e nas pernas e coloque um lacinho enfeitando.
 


Para a máquina, imprima em um papel mais durinho (eu usei cartolina), recorte, prenda um pedaço de palito de churrasco com fita dupla face e coloque fita banana nos pontos conforme foto. Depois é só unir o outro lado da máquina.
Para o tecido costurei 2 retângulos de 9 x 7 cm, desvirei e fiz 2 pregas.




E ficou pronta! Ufa!
O tutorial dá mais trabalho para fazer do que a boneca.
Quem tiver alguma dúvida entre em contato.
Espero que tenham gostado.
Bjus

51 comentários:

  1. É tão lindinha esse Tilda.... o PAP ta muito bem explicadinho, mas eu tenho que costurar muito pano de prato pra chegar a fazer uma tão lindinha assim,
    Um beijo querida

    http://blogdagullo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei o pap e a ideia da calcinha. Parabéns! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ficou linda! E não é tão difícil. Obrigada por compartilhar.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. ficou ótimo!!! onde vc achou o carretel do cabelinho também quero...bj

    ResponderExcluir
  5. Não deve ser tarefa das mais faceis, fazer um tutorial,pap,ou seja passar para as outras pessoas ensinando , fotografando , escrevendo!!!
    Parabens ficou bem legal,adorei a calcinha com rendinha!!Tem sorteio lá em casa,passa lá,conto com vc!!
    Bjsss^^

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Ana. Agora é só criar coragem e praticar esse passo-a-passo maravilhoso que você nos deu.

    Beijos,

    eneida

    ResponderExcluir
  7. Oi, amei o pap! Pena que não tenho o molde senão faria!! Ela ficou mto linda

    bjkx

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelo excelente tutorial...amei!!!
    Beijo:)
    Janice

    ResponderExcluir
  9. Prometo tentar mais tarde agora só coelhos, kkkk Beijinhos e muito obrigado !!!!!

    ResponderExcluir
  10. Ana querida, obrigada por nos proporcionar essa gentileza! É linda! Obrigada! bjs Nina

    ResponderExcluir
  11. Linda Tilda!!
    Super charmosa!!

    Beijokas... até mais!
    cantinhoadeborah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana! Que maravilha de pap! Tudo bem explicadinho, adorei!!! Gostei muito da ideia de vincar o braço (pq n pensei nisso antes? rsrsrsrs) E essas bonequinhas de calcinhas ficam fofas! As minhas não estão preparadas para uma ventania.... rsrsrsrs

    Beijinhos

    Lu

    ResponderExcluir
  13. Meus parabéns...belíssimo pap. De cara dá para ver q é bem detalhado e q dá prá fazer mesmo.

    E que trabalhão vc teve !!!

    Vou fazer a minha Tilda, atraves das tuas explicações, assim q eu terminar umas coisas aqui.

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  14. O seu passo a passo ficou muito bom!Já fiz a minha e o carretel fiz de feltro e ficou muito bom,bem parecido com o de madeira!Beijos!
    donnadular.blogspot.com
    Tem sorteio no meu blog.Participa!

    ResponderExcluir
  15. Amo as Tildas e amei seu blog. Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Ana.Ótimo seu tutorial.
    Assim que terminar minhas encomendas,farei uma Varideer.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Uma graça que ficou!! mas e esse mini carretel? tem segredinho? conta vai...
    bj

    ResponderExcluir
  18. Aninha o pap ficou ótimo!! Preciso fazer uma Tilda Costureira também... aiiaiai... Vc me deixou com vontade!! hehhe Lindona beijocas no teu core e muito sucesso! O blog esta cada dia mais lindo e recheado!! Parabéns!!
    Bjo Andreza Boal

    ResponderExcluir
  19. Linda!!!!Adorei!!!Bjos Thanira!

    ResponderExcluir
  20. Oiii, ficou ótimo seu pap... faz um tempão que estou pensando em fazer uma Tilda aqui, mas não tenho coragem hahha...
    Até comprei os livros mas coragem não veio junto rs...
    Muito bom seu pap,tirou várias duvidas minhas...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. \0/ e e e e e...
    Parabéns como sempre vc faz coisas lindas.
    XerÜ

    ResponderExcluir
  22. Oi Ana, amei a Tilda costureira,um encanto.
    Cheguei até aqui pelo Blog Blogueiras Arteiras.
    Um abraço;
    Suely Sette

    ResponderExcluir
  23. Parabénnnnnnnnnnnnns por compartilhar esse PAP tão sigiloso das arteiras,acabo de comprar uma Tilda (não vou dizzer de quem) por 100,00. Vou tentar pq é meu sonho de projeto uma Tilda fofa, tenho várias bjs emais uma vez obrigada

    ResponderExcluir
  24. Oi Ana, a Tilda ficou maravilhosa.
    Pedi a minha sogra para me ensinar a costurar. Assim que tiver firmeza vou tentar fazer esta tilda linda.

    Bjs...
    Angra Oliveira

    ResponderExcluir
  25. fiquei seguidora e divulguei...porque meu nome nao estao na lista de inscrições?
    :-(

    ResponderExcluir
  26. Oi Ana.Adorei seu PAP da Tilda Costureira.Obrigada por compartilhar o passo a passo,realmente é dificil passar tudo para explicar como faz.Quando eu fizer a minha eu mostro para você.
    Parabéns pela iniciativa.
    Bjs e um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  27. adorei o pap, e com a cara mais lambida vou pedir o molde para fazer a minha fofinha
    se puder meu email é : cappatricia2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Olá Ana!!! Nossa estou muito feliz em encontrar seu Blog o seu trabalho, eu estava louca para aprender fazer o vestido dessa boneca... parabéns!! Ficou tudo muito explicadinho e maravilhoso.
    Venha me visitar http://patcheliseli.blogspot.com.br, eu amo as bonecas Tilda vamos trocar retalhinhos.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  29. Querida! Ficou marvilhoso!! Muita gentileza sua compartilhar... também acho mais dificil prepar o passo a passo do que fazer kkkk fiz meu primeiro nesta páscoa de uma cestinha e olha quebrei a cabeça pois estamos acostumadas a fazer tudo no automático né??
    Se puder me mandar o molde agradeceria de coração!!
    tatiane.viegas@pop.com.br

    ResponderExcluir
  30. Querida! Ficou marvilhoso!! Muita gentileza sua compartilhar... também acho mais dificil prepar o passo a passo do que fazer kkkk fiz meu primeiro nesta páscoa de uma cestinha e olha quebrei a cabeça pois estamos acostumadas a fazer tudo no automático né??
    Se puder me mandar o molde agradeceria de coração!!
    tatiane.viegas@pop.com.br

    ResponderExcluir
  31. Desculpe acabei usando o login do blog que fiz para meu filho! kkkkkk e ainda postei duas vezes na pressa kkkkk
    o meu é este :http://lojajoaninhasarts.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Adorei...quero fazer!
    Obrigada pelo PAP...ajuda muito!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  33. Oi Ana!

    As suas Tildas são uma inspiração para mim!!! Lembrei, sim, da tua Tilda Jane Austen quando fiz a minha... na verdade, eu até tinha o molde da Tilda chamada Jane Austen, com o vestido que amarra de ladinho, mas a cliente queria não uma personagem de Jane Austen, mas a própria escritora. Acho que aquela Tilda Jane Austen é inspirada nas personagens, tem tudo a ver com os vestidos que a gente vê nos filmes, né?

    Aninha, posso perguntar uma coisinha? Vc pode me dizer que tipo(s) de lã vc usa para o cabelo de suas Tildas? Na minha cidade não encontro muita variedade de lãs (acho que até pelo clima, que nunca é frio...) e queria comprar uma lã mais adequada, que fizesse esses cachinhos lindos ue vejo nas tuas bonequinhas, mas precisaria comprar pela internet e é difícil pra mim, pq vou comprar sem ver o produto. Vc poderia me dizer o nome da lã, a especificação? Eu agradeceria muuuuito!!!

    Beijinhos!!!

    Lu

    ResponderExcluir
  34. Ana,
    que BELEZA de tutorial!!! Olhando, parece até fácil. rsrsrs...
    Eu amei!!! De verdade!!!
    Ficou linda a sua boneca, claro!!!
    Te gosto muito e MIL parabéns!!!
    Mari

    ResponderExcluir
  35. parabens por ensinar com todo carinho e muito dificil alguem ensinar fazer tilda suscesso que Deus abençoe sua maos nanyrabelo03@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. Amei o seu pap
    Muito bem explicado
    Estou te seguindo com muito prazer

    Tenha uma linda semana

    www.artescompaixao.blogspot.com

    Ivone

    ResponderExcluir
  37. EU TB AMEI AMEI AMEI!!!
    TAMBÉM GOSTARIA DE SABER QUAL LÃ USAR NOS CABELINHOS, PRA FICAR LINDA IGUAL A SUA!?
    UM ABRAÇO SUSI

    ResponderExcluir
  38. Ainda vou fazer uma dessas! E usando esse tutorial ehehehe suas Tildas são lindas, parabéns! ;)

    ResponderExcluir
  39. Ana,

    Excelente instruções! Você sabia que hoje é o dia da costureira?

    Como posso conseguir o molde? Eu nunca fiz uma boneca, vou tentar, depois te conto!!

    Um grande abraço, Frida Lucia,
    http://agulhascolhereseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Menina!você é boa nesse negócio de fazer PAP, tudo bem explicadinho até me animei a fazer essa costureira chique.
    Cut beijos

    ResponderExcluir
  41. adoreiii estou fazendo minha primeira Tilda está uma graça..vou fazer outra com essa roupinha linda...brigaduu pela explicação..seu blog é 10

    ResponderExcluir
  42. Eu queria fazer! Poderia por favor me mandar o molde? Estou num projeto social e queria aprender pra dar a pessoas que necessitam de um carinho através de uma bonequinha de pano. MUito obrigada, Caroline

    ResponderExcluir
  43. Olá, Ana!
    Adorei seu pap, me motivou a fazer uma também, mas estou fazendo a Tilda de Jaqueta Jeans e as dicas também serviram para ela. Adorei a dica de como pregar as pernas e de passar para vincar as costuras principalmente a do braço. Essas dica dicas foram fundamentais, pois sempre apanhava para pregar braços e pernas. Muito obrigado por tudo, está tudo muito delicado. Passa lá no meu blog para vc ver a minha Tilda, espero terminá-la hoje e assim que terminar colocarei a foto.
    Um ótimo dia, Bjs.
    Silvia Touza.

    ResponderExcluir
  44. Obrigada pelas dicas!
    Eu já estava errando... foi bem na hora!
    Adorei o blog, já olhei quase tuudo!!
    Coloquei esse fundo no meu também.
    bjs

    ResponderExcluir
  45. ai que lindaaaa!!! quero muito fazer uma!!! obg pelo PAP, tá bem explicadinho, acho que vou me arriscar!!!!

    bjkssssss querida!

    ResponderExcluir
  46. Parabéns pelo pap perfeito,linda demais sua tilda e me ajudou a tirar algumas dúvidas, pois estou pensando em fazer a minha primeira tlda...amei seu blog, bjs. Kátia.

    ResponderExcluir
  47. Eu amei a idéia da calçola, achei bem estranho ela ficar sem nada por baixo! rsrsrs...
    Bjo

    ResponderExcluir
  48. Obrigada por me proporcionar tamanha alegria de poder acompanhar este PAP! Já comprei o material p/ fazer minha 1ª Tilda hihi! Meu blog é recém-nascido, mas já estou te seguindo. BjuX

    ResponderExcluir
  49. muchas gracias por compartir el paso a paso,hace tiempo queria hacer mi tilda costurera pero no me atrevia,ahora espero lograrlo,esta muy linda me encanto,gracias besos. evdt_70@hotmail.com

    ResponderExcluir